segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Atualização do trabalho dos núcleos do Projeto

A nossa extensionista de Administração, Simone, esteve na comunidade no último dia 06 para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Projeto Pesc@dores Online junto às artesãs da Ecoficina Peixe-boi. As meninas se reuniram no sábado e no domingo para discutir questões sobre gestão de negócios.


A equipe de Agroecologia de Bananeiras também esteve na comunidade entre os dias 6 e 7. A equipe promoveu um encontro com a comunidade para falar sobre as propostas de compostagem e uso de plantas medicinais. Apesar de poucos participantes, os que estavam presentes aderiram à idéia. A reunião foi super bacana, as meninas explicaram tudo bem direitinho sobre o processo de compostagem e de uso de plantas medicinais. Vale lembrar que tanto a proposta de compostagem quanto a do uso de plantas medicinais foram levantadas junto à comunidade no início deste ano como alternativa para solucionar o problema do solo fraco e como meio de potencializar o uso das plantas medicinais que se encontram em abundância nos quintais das residências. Além disso, foi discutido o cultivo de ervas e plantas medicinais em garrafas pet, como meio de solucionar o problema da falta de espaço para desenvolver agricultura. Está agendada para o final deste mês, oficinas de compostagem, de uso de plantas medicinais para a produção de sabonetes e xaropes e, cultivo de ervas em garrafas pet.  Vale lembrar que o núcleo de Agroecologia é orientado diretamente pelo professor Fillipe Silveira Marini, coordenador deste projeto.


           
 A equipe de Ecologia de Rio Tinto também esteve na comunidade nos dias 6, 7 e 8 de agosto para fazer um levantamento das família interessadas em participar do projeto de reciclagem na comunidade. Primeiramente, a equipe procurou o Sr. Tonho de Nani, atual responsável pela coleta de resíduos sólidos na comunidade. A idéia foi ouvir as propostas dele e das famílias interessadas e montar estratégias para coleta e armazenamento dos resíduos. As propostas estão em fase de elaboração, mas muitas famílias já estão contribuindo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado para avaliação do administrador. Obrigada!