domingo, 29 de julho de 2012

"Se você não tem uma voz, você depende de alguém para falar por você" (Rick Falkvinge)

Trecho extraído da entrevista concedida pelo fundador do Partido Pirata sueco ao Olhar Digital:

OD - Como você definiria a missão do Partido Pirata para alguém que não é particularmente ligado a internet, ou mesmo que não tenha acesso à rede? O partido pode atender também os desejos dessas pessoas? Como mobilizar um cidadão comum para o futuro da informação quando o fato é que ele provavelmente nem sabe que essa discussão está acontecendo?
PP - Estamos em um estágio importante da humanidade. Quando falo com sociólogos sobre a internet, metade deles fala que a internet é a invenção mais importante desde a imprensa impressa. A outra metade diz que é a invenção mais importante desde a linguagem escrita, criada há 6 mil anos atrás. A razão disso é que a internet dá a todos uma voz. Se você tem uma voz, você tem poder. Se você não tem uma voz, você depende de alguém para falar por você, e vimos isso acontecer nos últimos séculos. A internet coloca a pirâmide de poder da sociedade de cabeça para baixo, porque as vozes de cidadãos comuns são muito mais expressivas do que a daqueles que desejam falar por eles. Resumindo, não é mais possível mentir e se safar. Isso faz muitas pessoas do sistema a ficarem em pânico. Pela primeira vez na história, uma menina de 9 anos no Paraguai, que acabou de receber um laptop através do programa One Laptop Per Child, tem uma voz tão forte quanto eu, um homem de meia idade que por acaso nasceu na parte mais rica do mundo, a Europa. Eu acho isso fabuloso, e algo que vale a pena ser defendido, tanto pelo lado humanitário quanto pelo político. É por isso que existem os Partidos Piratas.

(continue lendo: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/entrevista-exclusiva-em-video-conheca-a-organizacao-politica-que-sera-fundada-neste-sabado-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado para avaliação do administrador. Obrigada!